São Thomé das Letras - MG


HISTÓRIA

 João Antão, escravo da Fazenda Campo Alegre, resolveu fugir e se esconder em lugar seguro após descoberto um caso que tinha com a irmã de seu senhor. Abrigou-se então em uma gruta no alto da serra, alimentando-se de frutos e raízes, caça e pesca. Certo dia, apareceu ao escravo um senhor de vestes brancas, que lhe escreveu um bilhete, dizendo-lhe que entregando ao seu amo, este o perdoaria. Ao ler o bilhete o fazendeiro lhe ordenou que o levasse até a gruta. Lá chegando encontraram em seu interior uma imagem de São Thomé, entalhada em madeira. Por ser de profunda religiosidade, João Francisco Junqueira levou a imagem para a sua casa. Esta, por sua vez, sumiu e reapareceu na gruta; e assim por várias vezes. Acreditando ser um milagre, o fazendeiro mandou erguer uma capela onde mais tarde (1785) foi construída a Igreja Matriz. O senhor de vestes brancas acredita-se que era o próprio São Thomé.




Lenda sobre Chico Taquara

 Uma das lendas mais conhecidas na cidade de São Thomé das Letras é a que dá conta da existência de um velho curandeiro com poderes mágicos. Chico Taquara apareceu na cidade e conta a história que morava em uma gruta local.
Ficou muito conhecido pelas curas milagrosas que fazia, os antigos moradores que tiveram a oportunidade de conhecer essa estranha criatura juram que o viram conversando com animais. Assim como São Francisco de Assis, Chico gostava e respeitava todos os animais, incapaz de maltratar uma só formiga, era comum vê-lo chamar os pássaros com palmas e ser atendido pelas aves que pousavam em seus ombros.
Os hábitos e condutas de Chico Taquara revelavam ser um homem simples com maneiras rudimentares de se comportar. Estas observações feitas acerca do folclórico personagem, inclusive dão conta de que era seu costume passar mel nos cabelos e pendurar argolas de ferros nas pontas.
O mais famoso relato a respeito do homem que vagava fazendo curas milagrosas e salvando animais é a de que certa vez, uma mulher doente sentia as dores do parto e por morar num lugar afastado, sem saber o que fazer pediu ao marido que lhe trouxesse Chico Taquara e que este a ajudaria. Ao encontrá-lo, contou-lhe sobre a esposa, sendo acalmado por Chico que pediu que o marido retornasse e ele logo sairia. Chegando em casa, o marido encontrou a esposa sorrindo junto a porta com o recém-nascido nos braços, esta lhe perguntou: -Você encontrou o Chico pelo caminho? Ele se foi há quase uma hora. Este nada entendeu, pois tinha gastado mais de uma hora cavalgando para ir e voltar da casa do curandeiro.
Quando caminhava pelas pacatas ruas do então vilarejo, levava algumas reses com quem ia murmurando coisas incompreensíveis, ao chegar em algum estabelecimento abaixava e riscava um círculo no chão, onde durante todo o tempo em que permanecesse ali, nem se mexiam seus animais.
Estudiosos afirmam que Chico Taquara era um dos enviados de uma civilização intra-terrestre, cuja passagem, um dos portais dimensionais está localizado em um local de São Thomé das Letras. Ao cumprir sua missão com os seres humanos aqui na Terra, ele teria retornado aos mundos interiores.


ORIGEM DO NOME: Na gruta onde foi encontrada a estátua de São Thomé existem pinturas rupestres, daí a origem do nome da cidade São Tomé das Letras.

Artesanatos
São muitos os trabalhos realizados pelo artesanato de São Thomé, todos interessantes. O que mais atrai os turistas são as casinhas, igrejinhas e outros artesanatos que rememoram as construções e paisagens do local. Como tudo o que está em São Thomé das Letras traz consigo toda uma história sagrada e esotérica, chega-se a acreditar que levando estas “casinhas” para sua casa, você leva um pouco da aura da cidade junto de você. Todos os artesanatos locais são produzidos com matéria prima extraída da natureza.

Alguns Pontos Turísticos


Gruta São Tomé
Local onde ocorreram os fatos que deram nome à cidade. Contém pinturas rupestres e na parte superior se tem vista da matriz e das montanhas.

Gruta do Carimbado
A lenda diz que a gruta seria uma ligação à Machu-Pichu, no Peru. Nunca foi totalmente explorada.

Pirâmide
Construção em forma de pirâmide, no ponto mais alto da cidade com ótima vista da região.

Formações Rochosas

A da bruxa é a mais famosa, porém existem outras que se assemelham a objetos ou pessoas.
Construções em pedra
Muitas construções da cidade , o pavimento das ruas  e muitas peças de mobiliário à utensílios



Cachoeiras


Shangri-lá: pequenas quedas d'água, pinturas rupestres

Eubiose: possui piscinas e duchas naturais

Véu de Noiva: bem alta, com formação de um poço que os mais ousados usam para praticar salto


Paraíso: próxima à Véu de Noiva, sendo o acesso feito por trilha
Da lua: poço profundo que muitas vezes é utilizado para saltos

Vale das Borboletas: pequeno volume de água e poços propícios para banho


Ladeira do Amendoim: Os Veículos ao serem colocado em ponto morto ou terem os motores completamente desligados no fim da ladeira do Amendoim, sobem como se estivessem sendo puxados, o fato chama a atenção de turistas de passagem pelo local. Chega a parecer que não tem gravidade no local ou que a gravidade por ali exerce força contraria ao sentido normal. Os vídeos da ladeira do Amendoim fazem sucesso na internet, segue um Link que Eu e minha namorada fizemos...




E esse ai é um camaradinha que nós encontramos em uma das estradas que levam as cachoeiras...


O Mapa



Valeu e até a Próxima!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário